“A nossa fé não pode estar separada da nossa profissão. É através do exercício da nossa atividade profissional e vida em sociedade que podemos manifestar a nossa fé, é ela que nos rege. Se tenho Deus como Senhor da minha vida tudo o que fizer será para Ele, e isso inclui a forma como exerço a minha profissão.”, arrancou assim o primeiro Fórum Vocacional da FJUni com as palavras de Andreia Ferreira, profissional da área de recursos humanos.
Foi com esta visão que a Central da FJU Portugal recebeu dezenas de jovens da grande Lisboa, que participaram no Fórum Vocacional 2021. Um evento que juntou vários profissionais das áreas de medicina, direito, psicologia, audiovisuais, recursos humanos, entre outras. O evento foi promovido pelo projeto dos Universitários e teve como principal objetivo ajudar cada jovem na escolha de um curso superior. Essa escolha deve ser feita com responsabilidade e não de uma forma persuadida ou irresponsável.
A escolha de uma profissão diz muito sobre quem somos e nos posiciona num determinado lugar dentro da sociedade, cabe a cada um decidir que tipo de pessoa/profissional quer ser. Uma das responsáveis do projecto FJUni partilhou sobre o a importância e objetivos do evento: “A ideia do fórum surgiu porque observámos que o jovem carrega muitas dúvidas sobre o que fazer no futuro. As possibilidades triplicaram nos últimos anos, e muitos não tem uma noção clara do que gostariam de fazer no futuro e o que cada profissão exige na prática. O fórum surgiu com esse propósito, de ajudar a construir essa ponte que, ao contrário do que se diz, deve ser construída o mais cedo possível, e não deixar que essas dúvidas se arrastem muito tempo. – Bruna Lopes Afonso.
No decorrer do evento os jovens tiveram várias oportunidades para esclarecer as suas dúvidas e construir um olhar para o seu futuro mais realista, de forma a entenderam os diversos passos que fazem parte de construir o seu futuro. Como partilhou um dos profissionais de Tecnologias e Informação Humar Santos, sobre o evento “O fórum universitário foi um “tesouro” para os que estavam presentes! Diversos jovens tiveram as dúvidas esclarecidas, conheceram profissões e áreas que desconheciam, e, também, puderam entender no que investir para seguir os seus sonhos. Como um dos profissionais que participou, foi um privilégio poder passar um pouco daquilo que tenho aprendido ao longo dos anos” – Humar Santos, profissional de TI.