“Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” Josué 1:7-9
1ª: Esforça-te
Esforçar-se é uma decisão. Por exemplo, ninguém se levanta todos os dias entusiasmado para trabalhar. Pelo contrário, muitas vezes a pessoa tem de se esforçar para levantar da cama, para vencer a si mesmo. Existem coisas que você precisa fazer, mas o seu corpo não quer, a tua mente está preguiçosa, mas você tem que fazer. Portanto, ninguém se torna bem-sucedido se não se empenhar no que faz.
Além disso, não adianta ser esforçado no trabalho e relaxado no que faz para Deus. Deus dá sabedoria, direção, motivação, forças, capacidade, mas tem coisas que é você que tem de fazer. Entenda, Deus usa a pessoa de acordo com o dom que ela tem.