Enfrentar uma separação nunca é fácil. Os danos podem ser grandes, sendo um dos mais graves a depressão motivada pela perda amorosa.

Por isso deixamos-lhe aqui 7 conselhos

1. Expresse o que sente

Permita-se expressar toda a dor que a perda lhe provocou. Para seguir em frente, é necessário livrar-se das mágoas e ressentimentos. Admiti-los será o primeiro passo.

2. Deixe de reviver o passado

Sofrerá muito mais se reviver continuamente o passado. Não se torture com memórias e pensamentos relacionados ao que se viveu, nem esteja ansiosa (o) quanto ao futuro. Foque toda a sua atenção no presente.

3. Melhore a qualidade dos seus pensamentos

Quando se está deprimido, os pensamentos são maioritariamente negativos. Isso faz com que os seus sentimentos, emoções e ações sejam igualmente negativos e pessimistas. Esteja atenta (o), pois a sua forma de pensar determinará a sua qualidade de vida.

4. Busque apoio de familiares e amigos

Nesses momentos tão difíceis, é necessário buscar apoio nas pessoas mais próximas, com as quais sabe que pode contar para ser ouvida (o) e compreendida (o).

5. Não se isole

Inicialmente é normal resguardar-se mais, descansar e refletir sobre a situação. No entanto, é necessário que, com o passar dos dias, volte a se conectar com os demais.

6. Renove suas metas pessoais

Comece por estabelecer pequenos objetivos a curto prazo, já que, se focar apenas nas metas a longo prazo provavelmente não será bem-sucedida (a).

7. Busque a Deus

Na Palavra de Deus encontraremos sempre o apoio necessário para enfrentar as crises, sejam elas de que natureza forem. Ele tem sempre uma palavra de ânimo e cuidado para nós.

Artigos Relacionados