Tribulações…
Enganam-se os que consideram as tribulações como os sofrimentos físicos comuns da vida. A tribulação não tem nada a ver com problemas familiares, desajustes sociais, doenças, enfermidades, problemas económicos, etc.
As tribulações estão relacionadas apenas à fé cristã. Elas dizem respeito a cristãos sinceros e verdadeiros que têm enfrentado o fogo ardente das perseguições, injustiças, desprezo, troça, críticas, injúrias e até solidão por causa da fé no Senhor Jesus. Mulheres têm sido substituídas, assim como homens, em razão da sua fé. Muitos têm sido espancados e até mortos por causa disso.
E por que o cristão tem de passar por isso? Deus não poderia eliminar as tribulações? Sim, claro!
-
Mas não se pode esquecer de que a fé revelada foi dada justamente para ser usada contra os males do inferno e sobrepujá-los com poder. Deus sabia o que os Seus filhos iriam enfrentar! Por isso lhes deu arma eficaz. A fé é o tesouro oculto dentro de cada cristão. Enquanto não estiver preso, o diabo vai tentar roubá-la criando situações difíceis (tribulações) para desanimar o fiel. Por mais pesada e constante que seja, Paulo afirma ser a tribulação leve e momentânea. Isso porque o resultado final dela é o eterno peso de glória, acima de toda a comparação,
“não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” (2 Coríntios 4. 17-18).