Você seria capaz?

A resposta, regra geral, é “depende”. Mas, dependerá de quê? Talvez da pessoa, da causa em questão, do momento…, mas não existe nada mais nobre do que dar a vida por amor

É necessário que seja puro, sublime e nem sequer a palavra ‘altruísmo’ consegue definir a capacidade de um ser humano dar a vida por outro. Uma mãe ou um pai por um filho? Um irmão pelo outro? Habitualmente, acredita-se que quando existem relações de consanguinidade, exista maior probabilidade de uma pessoa se sacrificar, inclusivamente a própria vida, se for preciso, pela outra. Mas, será que é mesmo assim?

  • “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” (João 15.13)

    SOCIEDADE EGÓICA

    Na estrutura social em que vivemos, é difícil encontrar o altruísmo sem que o mesmo esteja associado a autopromoção. A realidade, que veio a agravar-se com o advento das redes sociais, é que nada se faz sem que exista uma intenção ou motivação ulterior. Os benefícios sobrepuseram-se aos sacrifícios e, infelizmente, se alguma vez isso aconteceu, os princípios ou visão de vida cristãos, cada vez menos são detetados no nosso dia a dia. Por isso, dar a vida por alguém, não só é o sinal do maior amor que existe, mas de que o sentido de humanidade ainda permanece em nós.

Artigos Relacionados