Totalmente opostas, estas duas importantes fases da existência humana têm sido comprometidas pela doença do século

Tristeza e apatia ainda são considerados sintomas normais da terceira idade, não um sinal de depressão. No lado oposto, assiste-se a um crescente número de crianças levadas aos serviços de saúde por causa da ansiedade e ataques de pânico. Mas afinal, o que significa a depressão nessas duas faixas etárias?

DEPRESSÃO GERIÁTRICA

Estudos mostram que a maioria dos idosos se sente satisfeito com suas vidas, apesar de ter mais doenças ou problemas físicos que os mais jovens. No entanto, a solidão e o isolamento social têm contribuído para o aumento da depressão na terceira idade, uma condição de difícil diagnóstico ou porque quem dela sofre pode não estar tão disponível para falar sobre o luto e a sua tristeza ou porque há outros sintomas, provocados por outras situações que podem mascarar o problema.

DEPRESSÃO INFANTIL

A depressão nas crianças sempre foi um tema pouco falado, chegando a ouvir-se dizer que as crianças não sofrem de depressão. Apenas recentemente se começou a abordar mais este assunto e, apesar das suas manifestações poderem não ser exatamente as mesmas que identificamos nos adultos, a depressão nas crianças existe e pode interferir significativamente na sua qualidade de vida. De acordo com a OMS, o índice mundial de crianças na faixa etária entre seis e 12 anos, diagnosticadas com a doença, passou de 4,5% para 8% na última década.

Fonte: Folha de Portugal

Artigos Relacionados