A expressão: enchei-vos do Espírito (Efésios 5.18) trata-se do enchimento dos pensamentos de Deus, a Sua Palavra.
Por outro lado, os selados com o Espírito Santo podem “apagar o Espírito”, isto é, podem encher-se do lixo deste mundo, mesmo sabendo que estão se esvaziando do Espírito.
Como isso é possível?
Amizades contrárias à fé têm gerado pensamentos como: quem sabe se eu curtir “meus amigos” lá fora não vou ganhá-los para Jesus?
Quem sabe se eu me envolver com um incrédulo não vou convertê-lo?
Quem sabe se depois de casada não vou convencê-lo a vir comigo à igreja?
A Palavra do Espírito é clara, forte e inconfundível:
Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do convertido com o incrédulo? 2 Coríntios 6.14-15
Há uma lista enorme de argumentos satânicos que carregam o veneno fatal. Exemplos disso não faltam.
Muitos batizados com o Espírito Santo O têm apagado não por terem caído em tentação, mas porque têm resistido aos pensamentos Divinos e insistido nos pensamentos satânicos.
Cair em tentação não significa necessariamente perder o Espírito Santo. Manter-se no pecado resistindo à Voz dEle sim, isso pode ser fatal.
Quem, em sã consciência, mesmo batizado com o Espírito Santo, nunca teve deslizes na vida? Ninguém, salvo o Senhor Jesus.
Mas quando isso ocorre,
“Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (I João 2.1)
Nesse caso, confesse o pecado e abandone-o imediatamente.
Todos somos passíveis de erros, mesmo selados com o Espírito Santo. Afinal de contas, somos casas de barro.
Porém, todos os selados têm a direção do Espírito alertando quanto à permanência no pecado. Caso não haja o arrependimento imediato, isso significa seguir “apagando o Espírito”.
Os não batizados com o Espírito Santo não têm o discernimento espiritual. Por conta disso, são mais vulneráveis aos ataques do mal.
Daí a razão de se investir forte no recebimento do Espírito Santo para manter-se são e salvo.
Fonte: universal.org