Cansado? Satisfeito? Relaxado?… de que maneira, habitualmente, termina o seu dia? A sua resposta a esta pergunta pode indicar os hábitos que têm alimentado a sua saúde mental
Reprimir sentimentos e emoções
Reprimir emoções por muito tempo deixa as pessoas stressadas. Elevados níveis de stresse atrapalham o funcionamento regular do corpo, causando um conjunto de sintomas desagradáveis, como irritabilidade e insónia.
Exposição a notícias negativas
Um estudo, publicado na revista Health Communication, considerou “severamente problemático” o estado das pessoas que consomem constantemente notícias negativas, tendo as mesmas revelado sinais de níveis maiores de stress, ansiedade e problemas de saúde.
Pensar de forma negativa
Esperar o pior das situações e relacionamentos é uma caraterística de quem pensa negativamente. Esta postura também pode fazer com que você acredite ser uma pessoa horrível, sem talentos e sem esperança de ser feliz.
Diminuir-se
Devido a más experiências ou mentalidade pessimista, algumas pessoas tendem a diminuir-se. Culpam-se por tudo e ficam a remoer possíveis equívocos da sua parte. Este hábito não só prejudica a saúde mental, como cria motivos para se odiarem.
Apegar-se ao passado
O apego ao passado está, habitualmente, associado a um estado emocional e psicológico pouco saudável. Quando você não consegue esquecer o que já passou, tem dificuldade para viver o presente e construir um futuro ainda mais agradável.
Fonte: Folha de Portugal