Desejar o que o outro tem, sentir-se mal com o sucesso alheio, alegrar-se com o fracasso dos outros são sinais de quem alimenta dentro de si um dos sentimentos mais prejudiciais para o ser humano, a inveja. Mas de onde será que surge esta emoção tão negativa? Poderá ter diversas origens, tais como a baixa autoestima, o complexo de inferioridade e a dificuldade em reconhecer o próprio valor. Por vezes, quando uma pessoa está a atravessar um momento menos bom na sua vida, esta tem tendência a invejar quem aparenta estar bem.
O PREÇO
Quem alimenta a inveja, normalmente, está mais focado na vida dos outros do que na sua, mas isso é contraproducente, pois abre caminho para outros sentimentos negativos, como a tristeza. O invejoso fica com a sua vida em suspenso, pois passa mais tempo a procurar informações sobre os outros, a comparar-se com eles, a inferiorizar-se, a achar-se vítima de uma injustiça, em vez de se concentrar em melhorar a sua própria vida.
Todo este ciclo vicioso acaba por trazer depressão, crises de ansiedade, amargura intensa e pensamentos exageradamente pessimistas, impedindo assim o invejoso de ter paz ou de conseguir ser feliz.