Atitudes rotineiras que matam a relação

Como alcançar a mudança de hábitos é o tema da palestra da Terapia do Amor desta semana

Quando você ouve a palavra ‘rotina’ relacionada à vida amorosa, já pode logo pensar em um casal que não sai para se divertir, não faz nada diferente para animar a semana e vive no tédio.

Mas a rotina também está relacionada às atitudes erradas, que geram problemas, mas que a pessoa está tão acostumada a ter que nem percebe que elas são a raiz do problema.

Por exemplo:

  • Uma crítica sobre o gosto ou jeito de ser do cônjuge;

  • falar mal de algum familiar (principalmente a mãe);

  • focar nos defeitos do outro na intenção de mudá-lo a todo custo.

O que acontece:

Essas e outras atitudes semelhantes, na verdade, terão o efeito oposto: vão chatear e estressar o outro com suas cobranças, não estimularão mudança alguma nele(a) e você ainda se frustrará.

“Isso acontece porque por natureza, por instinto, nós nos defendemos ou fugimos durante um ataque. Seja esse ataque físico ou verbal. No casamento não é diferente e a consequência é que vocês constroem uma muralha para se defender desses ataques. Aí está a razão porque seu parceiro não se abre com você, vocês mal começam a conversar e já sai uma discussão, uma briga. Por causa desse histórico de ataques”, explica o Bispo Renato Cardoso.

Nova rotina:

Estabeleça uma nova rotina, com novas atitudes e o que vai funcionar de verdade é focar primeiro em você.

Olhe para dentro de si, analise seus pensamentos e sentimentos. “Veja se está nervoso, ansioso, preocupado, pensando coisas ruins. Se sim, já mostra que tem algo errado com você. Então, como vai mudar o outro? Como seu casamento irá bem? Por isso, você deve cuidar de si, identificar a raiz destes sentimentos e pensamentos para mudá-los”, ensina o Bispo.

Além disso, se apegue com Deus, pois Ele é quem vai dar direção para lidar com essa situação.

Participe das palestras:

Nesta quinta-feira, Arlindo e Moniek Delgado falarão mais sobre a nova rotina na vida amorosa, para casados e solteiros. As palestras da Terapia do Amor (TdoA) acontecem no Templo Maior (às 19h)

Artigos Relacionados