AUTORIDADES BRASILEIRAS SE MANIFESTAM SOBRE PERSEGUIÇÃO A EVANGÉLICOS EM ANGOLA

Xenofobia, perseguição e violência contra religiosos repercutem entre autoridades e criam dúvida sobre as relações comerciais entre os dois países

As cenas de perseguição religiosa e os episódios de xenofobia em Angola, exibidos pelo Jornal da Record, provocaram forte reação de políticos brasileiros. O presidente Jair Bolsonaro entrou em contato com o presidente angolano, manifestando preocupação com os recentes episódios. A crise que já dura 3 semanas se agravou nos últimos dias com uma ação de 80 homens do SIC, o Serviço de Investigações Criminais de Angola, que vasculharam mais de 20 casas de pastores e bispos da Igreja Universal e apreenderam bens pessoais.

As recentes agressões a brasileiros que vivem em Angola acenderam o sinal amarelo sobre o futuro das relações comerciais entre os dois países. Os ataques a religiosos que moram no país africano – especialmente bispos da Igreja Universal – repercutiram no meio político e entre as autoridades brasileiras.

Agora, o futuro dos negócios com o país africano se tornou uma incógnita.

Uma reportagem especial do Domingo Espetacular desde domingo (12), a partir das 22h30 na Record TV Cabo Verde, traz detalhes sobre os atentados, sempre carregados de xenofobia e perseguição aos brasileiros.

Além de invasões violentas a igrejas, houve despejos de religiosos das casam onde viviam e profissionais e missionários detidos sem razão. Até agora, a justiça angolana observa tamanha hostilidade, sem nenhuma medida para resolver o caso.

A violência contra os religiosos brasileiros já provocou a reação do embaixador brasileiro em Angola, Paulino Franco de Carvalho Neto. “Vamos pedir às autoridades angolanas que tomem as medidas necessárias para defender os interesses dos brasileiros”, disse.

No Brasil, os ataques deixaram os empresários perplexos. Para o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, a insegurança atrapalha muito a manutenção dos investimentos em Angola. “País que não dá segurança jurídica, não tem investimento”, destacou.

O Brasil é um forte parceiro no fornecimento de tecnologia, infraestrutura e mão de obra para o desenvolvimento angolano.

Confira a reportagem completa no vídeo abaixo:
Segundo leis angolanas, os invasores são criminosos

Diante das leis de Angola, o grupo de homens cometeu um crime, como revela a reportagem abaixo, do programa “Entrelinhas”:

Fonte: R7.com e Record TV