Como acabar com as heranças tóxicas?

Divórcios, doenças, abandonos e outras situações negativas repetem-se, por vezes, geração após geração,
sem um fim à vista

Existem problemas que parecem ter começado nos bisavós, continuando na vida dos avós, dos pais, dos filhos e dos netos sem que haja uma explicação plausível e que parecem não ter solução. Há quem chegue mesmo ao fundo do poço sem sequer perceber o motivo de as suas decisões e das heranças negativas terem contribuído para tal desfecho.

AMOR MALDITO

Há quem cresça no meio dos vícios, das traições, das agressões, das doenças… e que jure a si próprio que nunca irá passar pelo mesmo quando se casar. Por outro lado, há quem simplesmente case para fugir de um lar desestruturado e acabe por repetir os mesmos erros, colecionando fracasso atrás de fracasso. Esta é a chamada maldição “tal mãe, tal filha; tal pai, tal filho” (Ezequiel 16.44-45). Mas, cabe-lhe apenas a si quebrar esta corrente de heranças tóxicas e encontrar a verdadeira felicidade, tal como aconteceu com Reinaldo e Sandra.

Colocar um ponto final na dor

Uma vida marcada pelo sofrimento desde a infância, herdando a negatividade e o fracasso

Desde criança que Sandra sofria com problemas espirituais e não havia paz em casa dos seus pais. “Todos os dias, havia discussões entre a minha mãe e a minha avó. A minha mãe zangava-se com a minha avó e depois espancava-me frequentemente. Foi assim que ganhei uma mágoa muito grande da minha mãe!”, relata. Durante a adolescência começaram os desmaios sem explicação médica e a mãe levou-a a um bruxo. Posteriormente, começaram a surgir boatos sobre a sua reputação em que até a própria mãe acreditava, trazendo-lhe uma angústia muito grande. “Tentei pela primeira vez o suicídio, mas não morri”, desabafa. Daí, surgiu a necessidade de buscar a paz interior nos vícios do tabaco, da droga e do álcool.

SOFRIMENTO

Depois de deixar ir ao bruxo, as perturbações aumentaram ainda mais, “deixei de dormir e fui diagnosticada com depressão profunda. Durante 20 anos, andei em consultas e fiz curas de sono no Hospital Júlio de Matos”. Pensando em fugir da situação que vivia na casa dos pais, Sandra casou aos 19 anos, mas, durante 20 anos, sofreu traições constantes por parte do ex-marido. Teve duas filhas e, quando o casamento terminou, ficou sozinha com muitas dívidas. Para além da depressão profunda, ainda tinha enxaquecas e um problema grave de coluna. Por fim, surgiu-lhe um outro problema de saúde que lhe causava hemorragias, acabando anémica e com um tumor maligno no útero.

PAZ

ponto

Hoje, Sandra é uma mulher saudável, sem vícios, realizada e em paz. Agora, tem um casamento abençoado, no qual é respeitada. Para além disso, perdoou a sua mãe e tem uma família unida. A nível financeiro, “passei de alguém que antes estava completamente endividada a ter, agora, diversas casas, vários terrenos e um carro novo. Deus tem-nos honrado porque nós honramo-Lo em primeiro lugar! Ele é o meu tudo!”

Sandra Duarte

Fonte: Eu era assim

Artigos Relacionados