Todos os dias, a partir do momento em que abrimos os olhos, somos confrontados com uma avalanche de escolhas. Mas como acertar e evitar a frustração?

Estima-se que, em média, um adulto tome 35 mil decisões diárias. Algumas são menores e mais simples (que caminho seguir para o trabalho?), outras são bem maiores e mais complicadas (devo ou não mudar de emprego?). Independentemente da natureza, fazer escolhas faz parte da nossa vivencia diária: decidimos sobre os nossos sonhos, relacionamentos, espiritualidade, vocação, etc. Na verdade, a nossa vida é definida pelas nossas escolhas e decisões. Mas, para muitos, fazer uma simples escolha é algo exaustivo e stressante, que dirá acertar… parece ser algo quase inédito. A própria ciência já até identificou este fenómeno de exaustão, que reduz a capacidade de fazer escolhas certas, aumentando as chances de fazermos escolhas erradas.

FADIGA DE DECISÃO

Ocorre quando as pessoas se sentem exaustas por fazerem muitas escolhas. Os estudos demonstram que os indivíduos que sentem fadiga de decisão tendem a tomar decisões mais impulsivas e irracionais, menos éticas e menos satisfatórias. Certamente que o excesso de ofertas e as incertezas acabam por contribuir para este fenómeno.

É CAPAZ DE DECIDIR?

A nossa capacidade para fazer escolhas pode ser afetada por características pessoais como uma baixa autoestima, autoconfiança, assertividade, inteligência emocional, social ou relacional. O receio de não ser entendido, o medo de perder o amor dos outros, da humilhação e de ser excluído e a autoculpabilização. Por outro lado, também pesa o insucesso de decisões tomadas no passado, a culpabilização dos outros pelas decisões tomadas, ter perdido dinheiro ou pessoas devido a decisões tomadas.

ESCOLHAS CERTAS

Como fazê-las? Peça direção a Deus e jamais aja na dúvida. A Bíblia ensina: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.” (Mateus 5.37). Isto significa que devemos ter uma posição bem definida diante de qualquer circunstância, ou seja, não podemos estar entre o sim e o não. Devemos ter a certeza para podermos tomar decisões com segurança. A fé é um instrumento poderoso para combater a indecisão. Use-a, baseando-se na inteligência e não nas emoções, e será bem-sucedido em suas escolhas. A certeza da fé é inabalável, pois é alimentada pela confiança na palavra de Deus, que dá a certeza não apenas para fazer a escolha, como também para continuar e seguir em frente. Se você tiver alguma dúvida, consulte a Deus. Busque n´Ele as respostas que você procura.

Artigos Relacionados