“ENTÃO, falou o Senhor a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante
de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto
ao mar” (ÊXODO 14.1-2)
Pl·HAIROTE = BECO SEM SAÍDA
CUIDADO COM O QUE ESTÁ A VER:
“E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram os seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR” (ÊXODO 14.10)
Deus faz milagres onde Ele quer e PI-Haroite era esse lugar, um beco sem saída em que Deus se iria manifestar. Enquanto o povo não olhou para o faraó e para o seu exército não teve medo, mas quando olhou, temeu os inimigos. Então, tome cuidado para onde tem olhado, pode até estar num beco sem saída, mas se olhar para Deus e não para a situação, com certeza que Ele lhe dará a saída.
PARE DE MURMURAR DIANTE DAS DIFICULDADES:
“E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirares de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito? Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto” (ÊXODO 14.11-12)
Deus não trabalha com murmuradores, aliás nem você gosta de uma pessoa que duvida da sua palavra. É justamente isso que mostra nas palavras quem murmura, que duvida da Palavra de Deus. O deserto não é moradia e sim lugar de passagem. Deus levou o povo para o deserto não para matá-lo e sim fazê-lo mais forte. O murmurador acaba por morrer no deserto, então, pare de duvidar e creia que mesmo estando em PI-Hairote, Deus lhe dará uma saída.
NÃO TENHA MEDO, DEIXE DEUS AGIR:
“Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejará por vós e vós vos calareis” (ÊXODO 14.13-14)
Moisés falou para o povo se calar e confiar. Existem momentos em que a pessoa precisa confiar, mesmo sem estar a ver uma saída, mesmo ainda que à sua frente esteja o mar vermelho e atrás o Faraó e o seu exército. Quem é da fé carrega a certeza de que não importa o dia, a hora ou até mesmo o lugar, pois, Deus vai-se manifestar e abrir o mar para ela passar.
PROCURE VER O QUE TEM DE FAZER:
“Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco” (ÊXODO 14.15-16)
Existem coisas que não são com Deus, mas sim com a pessoa. Moisés estava a clamar, mas era hora dele estender o cajado. Existem pessoas que oram na hora de agir e agem na hora de orar. Peça discernimento a Deus para saber o momento certo de agir e o momento de orar.
DEUS É COM QUEM É DE FÉ:
“…E os egípcios saberão que EU sou o SENHOR, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros. E o Anjo de Deus, que ia adiante do exército de Israel, se retirou e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles e se pôs atrás deles. E ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; e a nuvem era trevas para aqueles e para estes clareava a noite; de maneira que em toda a noite não se aproximou um do outro” (ÊXODO 14.18-20)