Invisível aos seus próprios olhos, muitos vivem congelados num tempo e espaço que os marcou profundamente, sem saberem como dele sair..
Abuso na infância, a perda de pai ou mãe, um acidente, uma experiência na escola, uma violência sofrida, uma traição, etc.… o passado, regra geral, é pavimentado por acontecimentos felizes e outros nem tanto assim. Porém, são os infelizes ou traumáticos que marcam o ser humano de tal forma, que têm a capacidade de condicionar o seu presente e futuro. Mas, existem duas opções para lidar com o passado.
UMA VANTAGEM
A primeira é entregar-se à tragédia ou ao trauma. O que muitas pessoas fazem – e não voluntariamente, mas porque a emoção, a tristeza, a deceção em relação ao que aconteceu é muito grande – é entregarem-se à dor e ficarem paradas naquele episódio, constantemente a reviver o que aconteceu.
A outra opção – e a única saudável e que lhe vai dar alguma oportunidade de uma vida diferente – é usar o passado como referência, aproveitando-o para não repetir os mesmos erros e para saber que direção tomar. É usar o passado para sua vantagem e tirar benefício dele.
-
LEMBRE-SE:
Ninguém tem controlo sobre o seu passado ou a possibilidade de alterá-lo. Então, o que você tem que fazer é aproveitá-lo. Deus promete na Sua Palavra: “Eis que faço novas todas as coisas” (Apocalipse 21.5).
Esta oportunidade chegará até si no dia 24 de julho, data em que todas as feridas que existem na alma terão a oportunidade de cicatrizar. Procure a Universal mais próxima e cure o seu passado, para que tenha um presente feliz e um futuro promissor.
Fonte: Folha de Portugal