Preste muita atenção nessas palavras do próprio Deus:
“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto” (Isaías 55:6). São poucas palavras, mas poderosíssimas e carregadas de significado para nós.
O que analisar:
Essas são palavras que confrontam o pensamento de muitas pessoas que dizem: “se Deus é bom, Ele tem que me ajudar”. Sabe aquele filho malcriado que não faz pelos pais? Aquele que só dá problema? E quando ele está na pior, ele fica com raiva do pai e da mãe por eles não o terem ajudado? Então, esse filho não quer nada com o pai, mas quer tudo o que o pai tem. Ora, não é assim que funcionam as coisas. Qualquer pessoa fica com raiva vendo um filho malcriado, rebelde, que não dá a mínima; e quando ele está em apuros quer que o pai e a mãe o socorra; e se eles não fazem do jeito que ele quer, ele fica com raiva.
Como Deus trabalha
Mas é exatamente assim que muitos seres humanos tratam Deus. Mas este versículo deixa claro como Ele trabalha. A primeira parte é nossa: buscar. Você precisa de ajuda? É você quem tem que buscar. Deus está perto de você e esperando você invocá-Lo. Deus deixa os filhos em total liberdade, mas Ele os avisa das consequências.
“E quem busca ajuda tem que buscá-la com humildade. Quem busca ajuda com orgulho, provavelmente, não vai chegar muito longe. O ser humano se humilha para o gerente do banco, na entrevista de trabalho, quando precisa do favor de alguém”, reflete o Bispo Renato Cardoso, em mensagem diária na Rede Aleluia.
O Bispo também alerta que existe o “tarde demais”. Isso é, a porta pode se fechar. “Haverá um momento em que você não vai mais poder achá-Lo. A oportunidade acaba. O momento para você buscar essa ajuda é agora. Você fica o tempo todo no celular, mas não dirige uma palavra para Deus. Cuidado!”, alerta.
Então, será que as prioridades da sua vida estão invertidas? Será que você está desperdiçando um tempo precioso que depois você vai chorar amargamente por ter perdido a oportunidade?