Sente-se muito cansado? O seu humor anda em baixo ao mesmo tempo que o nervosismo e a falta de
paciência para tudo aumentam?…

A explicação pode ser mais simples e ao mesmo tempo mais dolorosa do que você imagina: você sofre de solidão. Foi a esta conclusão que um grupo de cientistas das Universidades de Viena e de Cambridge chegou após a realização de um estudo, numa notícia publicada pela CNN Portugal. Este consistia na análise dos efeitos que o isolamento social provoca no ser humano. “Levou a uma menor excitação energética e a um aumento da fadiga, comparável à privação de alimentos”, foi possível ler no estudo. Para chegarem a esta conclusão, os cientistas compararam 8h de isolamento social a 8h de privação de alimentos num ambiente controlado.

ORIGEM DA DOENÇA

Alteração dos níveis de stress, humor e cansaço, para além dos níveis de cortisol e da tensão arterial… segundo os autores do estudo “ambos os estados induziram a uma diminuição da energia e a um aumento da fadiga, o que é surpreendente, visto que a privação de alimentos faz-nos, literalmente, perder energia, enquanto o isolamento social não”. Estes resultados são apenas um pequeno sinal dos efeitos que o isolamento social a longo prazo pode ter, derivando, eventualmente, em casos de depressão ou ansiedade crescentes.

‘TRISTEZA SEM FIM’

“Não é bom que o homem esteja só…”, foi a rápida reflexão de Deus, assim que criou o homem. E, por isso, fez-lhe uma companheira, Eva. Deus, com certeza, sabia que a solidão do homem acabaria, eventualmente, por destruí-lo. É por esse motivo que necessitamos de pessoas, de amigos, família, amor para sobrevivermos, sermos felizes e realizados. Contudo, não é só desse companheirismo que necessitamos, pois, muitas pessoas, mesmo no meio de uma multidão, sentem uma tristeza sem fim, fruto de um vazio que nada parece conseguir preencher.

VAZIO INDESCRITÍVEL

Seria este o caso de Luciana, que se descrevia como uma pessoa muito triste e fechada. “Não compreendia o porquê da minha existência. Para agravar a situação, existia uma perturbação espiritual em minha casa, que se manifestava através da minha irmã.” Foi por este mesmo motivo que Luciana procurou a Universal, onde descreve que ter recebido o Espírito Santo foi o que fez toda a diferença. “Ele preencheu todos os espaços no meu interior e hoje sou feliz, alegre e sei o motivo da minha existência”, garante a mulher que hoje também tem a paz e estabilidade familiar tão desejadas.

Artigos Relacionados