Tudo o que vemos, ouvimos, lemos, sentimos e nos acontece fica armazenado no nosso inconsciente e,
em algum momento da nossa existência, acabará por influenciar as nossas escolhas e decisões
Mas, como se manifesta? Através de um cansaço contínuo, uma rotina diária em que os dias vão parecendo todos iguais, pois estão repletos de “atividades irracionais que proporcionam prazer temporário”. Mas, que atividades são estas? Na verdade, estas traduzem-se em ‘pequenos vícios’ do quotidiano, alguns já conhecidos e outros que nem são rotulados como tal.
O QUE É?
Essa sensação de vazio pode-se manifestar de diferentes maneiras e variar em intensidade. Pode ser descrito como uma falta de emoções positivas, como alegria ou entusiasmo, bem como uma incapacidade de se conectar emocionalmente com os outros ou com as próprias experiências. Esse vazio emocional pode ser causado por uma variedade de fatores, como experiências traumáticas, perdas significativas, isolamento social, problemas de relacionamento, falta de propósito ou significado na vida, depressão, ansiedade ou outros transtornos de saúde mental.
ESTRATÉGIA DE COMBATE
É fundamental compreender que o vazio emocional pode ser uma experiência desafiadora e impactante na vida de uma pessoa. Se está a enfrentar essa sensação persistentemente e ela afeta negativamente a sua qualidade de vida, procure o apoio que o ajudará a explorar as causas subjacentes e desenvolver estratégias para lidar com o vazio emocional de forma saudável.
Fonte: Folha de Portugal